Terça, 18 de Janeiro de 2022
Bahia Rui

Rui questiona postura do governo federal sobre óleo: "Não cabe a nós fiscalizar e manusear"

23/10/2019 às 09h17
Por: Redação Fonte: A Tarde
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), se pronunciou na noite desta terça-feira, 22, durante o programa #PapoCorreria, transmitido ao vivo pelas redes sociais, sobre as medidas adotadas pelo estado para conter as manchas de óleo no litoral baiano. Segundo ele, mesmo com o auxílio dos órgãos estaduais, as iniciativas e direcionamentos precisam partir do governo federal.

"Ontem estive em reunião com a Marinha, técnicos do Ibama, do Inema, e foi justamente o que eu cobrei. A responsabilidade de cuidar das águas oceânicas pertence ao governo federal. Nós, dos estaduais, podemos ajudar e estamos ajudando. Porém, para adotar as medidas técnicas, nós precisamos das palavras dos responsáveis pela proteção na contenção de petróleo no mar, que não é o governo da Bahia. Não cabe a nós a fiscalização e o manuseio, e sim, aos órgãos federais", garantiu Rui Costa.

Questionado sobre uma forma de impedir a chegada das toneladas de resíduos no litoral baiano, Rui garantiu que, dentro das limitações do coverno estadual, está adotando as medidas cabíveis. No entanto, a informação sobre acesso e, posteriormente, contenção do óleo cabe à Marinha do Brasil.

"Como falei, estivemos na Marinha buscando respostas. Queremos informação de onde o óleo chegará. No entanto, o órgão afirmou que não pode precisar por onde o material chegará. O que nós podemos fazer, já estamos fazendo. Vamos continuar adotando esses processos de limpeza das praias do litoral com a nossa equipe junto com as prefeituras", prometeu.

A partir de uma mobilização em massa por parte da população na realização do trabalho voluntário de limpeza das praias, o governador resolveu aproveitar para alertar sobre os riscos e a forma mais adequada de estar executando a coleta com segurança.

"O estado comprou e distribuiu para prefeituras equipamento para o trabalho voluntário. Mas antes de colocar a 'mão na massa', nós temos equipes dos municípios, equipes nossas do Corpo de Bombeiros, com material de proteção para manusear o produto e não permitir contato com a pele. É mais seguro, o produto é químico e, portanto, é melhor. Seja voluntário, mas não esqueça de pedir esses equipamento", concluiu.

Confira íntegra do bate-papo de Rui Costa com os internautas:



%BANNER%
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 19h33 - Fonte: ClimaTempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

Qua 32°C 23°C
Qui 30°C 24°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 30°C 23°C
Dom 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes