Quinta, 26 de Maio de 2022
Cidades Associação

Moradores do Inocoop em Camaçari, afirmam que presidente do bairro pega "ponga" em obras da Prefeitura

Bairro Inocoop em Camaçari

09/02/2019 às 13h11 Atualizada em 10/12/2019 às 23h28
Por: Redação Fonte: Camaçari 24 Horas
Compartilhe:
Moradores do Inocoop em Camaçari, afirmam que presidente do bairro pega

Recebemos informações através do e-mail e whatsapp sobre uma atitude que está indignando algumas pessoas no Bairro Inocoop.

Os moradores informaram que a presidente do bairro de prenome Elinei, na qual não houve eleição por chapa única, tem adotado uma atitude um pouco que ilusionista. As obras que são programadas pela prefeitura estão sendo chamadas de filho orfão, que sempre aparece uma mãe para adotar (A presidente), afirma morador.

Elinaldo autoriza uma obra no bairro, ela fica sabendo, vai até o local e conversa com os funcionários e depois pede para tirar fotos e publica nas redes sociais dando a entender que foi solicitação da Associação, eu desafio ela publicar as solicitações documentadas para que eu possa mudar meu pensamento, diz um morador indignado.

 

Qual o papel da associação?

A associação de moradores de bairro é formada pelas pessoas que moram em uma mesma região com a finalidade de cobrar os órgãos públicos sobre as necessidades de infraestrutura da vizinhança e se unir na busca por segurança. Para ajudar na busca desses objetivos, o presidente de associação é o responsável por algumas funções.

Por meio da sua atuação ele busca implementar as melhorias almejadas pelos moradores, com o seu papel e funções especificadas no Estatuto da Associação.

 

Planejar ações de melhoria para o bairro

Por meio das assembleias, o presidente, junto com os moradores, voluntariamente, deve identificar pontos que merecem melhorias e precisam ser trabalhados no bairro.

Com essas informações, é sua função planejar ações de melhoria e apresentá-las para os moradores, em busca de aprovação.

É fundamental que os moradores estejam engajados em buscar melhorias, participando das reuniões e eventos realizados. Nesse sentido, também é papel do presidente incentivar a participação de todos.

 

Indicar obras prioritárias para região

De acordo com a Constituição Federal do país, o município deve procurar a cooperação das associações representativas no planejamento municipal. Ou seja, as associações de bairro também têm um papel relevante na gestão das cidades, indicando obras prioritárias para aplicação das verbas públicas.

A escolha das prioridades deve ser feita em assembleia, com participação dos moradores e da diretoria, seguindo as normas estabelecidas no estatuto da associação. Após serem identificadas as obras que merecem mais atenção, caberá ao presidente, como representante do bairro, indicá-las para a prefeitura.

 

Cobrar posicionamentos de órgãos públicos

Sempre que forem indicadas obras para a região, o presidente de associação poderá cobrar o posicionamento dos órgãos públicos sobre o desenvolvimento do projeto ou implantação das melhorias.

Além disso, em caso de problemas no bairro, também caberá ao presidente procurar esses órgãos para cobrar as melhorias e um retorno sobre as solicitações.

 

Algumas situações que podem exigir que o presidente busque o poder público ou órgãos responsáveis são:

condições de transporte público;

recolhimento de lixo;

serviços disponibilizados pelos postos de saúde;

iluminação das vias e praças;

segurança do bairro.

Dessa forma, diante da identificação de questões que precisem ser solucionadas pelos órgãos públicos, é função do presidente procurá-los e requerer as melhorias necessárias, cobrando o atendimento dessas solicitações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Camaçari - BA
Camaçari - BA
Sobre o município Camaçari é um município do estado da Bahia, no Brasil. Situa-se a 50 quilômetros da capital estadual, Salvador. O município é conhecido como "Cidade Industrial", por abrigar o Polo Industrial de Camaçari. O seu gentílico é "camaçariense"
Salvador - BA Atualizado às 00h53 - Fonte: ClimaTempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 28°

Sex 29°C 23°C
Sáb 28°C 22°C
Dom 29°C 21°C
Seg 28°C 22°C
Ter 28°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete