Quinta, 06 de Agosto de 2020 10:28
(71) 98269-0816
Cidades Salvador

Shoppings e templos religiosos participam de primeira fase de reabertura em Salvador; confira etapas

Fases foram anunciadas pelo governador Rui Costa e pelo prefeito ACM Neto

08/07/2020 01h22
Por: Bruno Cordeiro Fonte: VN
Foto: Reprodução / Salvador Shopping
Foto: Reprodução / Salvador Shopping

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciaram as fases da reabertura do comércio em Salvador na manhã desta terça-feira (07). As atividades estão divididas em três fases, e as etapas seguem a taxa de ocupação dos leitos de UTI.

Segundo dados obtidos com as operadoras e apresentados nesta terça-feira (07), o percentual de smartphones que permaneceram dentro de casa, representando a taxa de adesão ao isolamento social, subiu de 30% em 18/03, quando as primeiras medidas foram anunciadas, chegou a 57% no dia 24/04 e, atualmente, está em 45%.

A taxa de crescimento do vírus em Salvador ficou abaixo da média nacional. Enquanto o Brasil, no dia 1º de abril, registrou 18%, Salvador, na mesma data, registrou 7%. Entre 15 e 22 de abril a taxa de Salvador passou a nacional, mas voltou a cair e registrou, no início de julho, taxa menor que a nacional.

A reabertura das atividades em Salvador será definida em três fases, definidas pela taxa de ocupação dos leitos de UTI.

Na reabertura dos shoppings e centros de compras, algumas regras deverão ser seguidas.

Horário de funcionamento deverá ser de segunda a sábado, das 12h às 20h. Nas áreas comuns a capacidade permitida será de uma pessoa por cada 9m². Nas lojas, será uma pessoa por cada 5m². O estacionamento deverá operar com metade da capacidade.

Eventos que gerem aglomerações estarão proibidos. funcionários deverão ser testados no primeiro dia e a cada 21 dias. Máscaras e o afastamento são obrigatórios.

Lojas de alimentação deverão funcionar apenas com serviços de delivery e retirada em loja.

Fase 1-

Na primeira fase, os leitos de UTI devem estar abaixo dos 75%. Serão permitidos a rebertura de shoppings, centros de compras e semelhantes, além de lojas de rua com mais de 200m², templos religiosos e igrejas e drive-in.

Fase 2-

Na segunda fase, a taxa de ocupação dos leitos de UTI deve estar abaixo dos 70%. Serão permitidos a reabertura de academias de ginastica e similares, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus e galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes, além da segunda etapa das atividades da primeira fase.

Fase 3-

Na terceira fase, a taxa de ocupação dos leitos de UTI deve estar abaixo dos 60%. Nesta etapa, serão permitidas as reaberturas dos parques de diversões e temáticos, teatros, cinemas, casas de espetáculos, clubes sociais, recreativos e esportivos, centros de eventos e convenções.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Covid-19
Sobre Covid-19
Tudo sobre o novo coronavírus
Salvador - BA

Salvador - Bahia

Sobre o município
Salvador, a capital do estado da Bahia no nordeste do Brasil, é conhecida pela arquitetura colonial portuguesa, pela cultura afrobrasileira e pelo litoral tropical. O bairro do Pelourinho é seu coração histórico, com vielas de paralelepípedo terminando em praças grandes, prédios coloridos e igrejas barrocas, como São Francisco, com trabalhos em madeira revestidos com ouro.
Salvador - BA
Atualizado às 10h24 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 27°

27° Sensação
26 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva
Sábado (08/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva