Quinta, 06 de Agosto de 2020 09:51
(71) 98269-0816
Brasil Presidente

Bolsonaro toma hidroxicloroquina

Publicou vídeo ingerindo 'terceira dose'; OMS diz que substância não ajuda a curar doença

08/07/2020 01h51
Por: Bruno Cordeiro Fonte: CDB
Foto: Reprodução / Facebook
Foto: Reprodução / Facebook

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou nesta terça-feira (7) um vídeo em suas redes sociais tomando um comprimido de hidroxicloroquina, medicamento para malária que já é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ineficaz no tratamento da covid-19.

Mais cedo, o líder nacional havia anunciado que teve resultado positivo em teste para o novo coronavírus. Também mais cedo, a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, reafirmou que a substância é completamente ineficaz no tratamento da covid-19, motivo que levou a entidade a suspender, em definitivo, os ensaios com a hidroxicloroquina.

“Interrompemos o ensaio da hidroxicloroquina pela segurança, já que não podemos colocar a vida das pessoas em risco. Temos evidências suficientes para saber que não há nenhum impacto para pacientes hospitalizados com covid-19”, comentou Soumya.

Apesar da contra-indicação, Bolsonaro fez questão de mostrar que ainda tem fé na medicação, que já vinha tomando mesmo antes do resultado positivo.

“Estou tomando aqui a terceira dose da hidroxicloroquina. Estou me sentindo muito bem, estava mais ou menos no domingo, mal na segunda-feira, hoje, terça, estou muito melhor do que sábado, então, com toda certeza, está dando certo”, comentou o presidente no vídeo.

“Sabemos que hoje em dia existem outros remédios que podem ajudar a combater o coronavírus, sabemos que nenhum tem sua eficácia cientificamente comprovada, mas mais uma pessoa que está dando certo, então eu confio na hidroxicloroquina”, complementou ele.

Assim como o presidente dos EUA, Donald Trump, o líder brasileiro continua sendo um defensor dedicado do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para tratamento da infecção respiratória provocada pelo novo coronavírus.

Por determinação do presidente, o Ministério da Saúde, comando interinamente pelo general Eduardo Pazuello, estabeleceu um protocolo de uso ampliado dos medicamentos para tratar a covid-19, mesmo em casos leves da doença, apesar de diversos países do mundo terem proibido a cloroquina citando preocupações com a saúde dos pacientes devido a possíveis efeitos colaterais.

Até o fim do mês passado, o Ministério da Saúde já havia entregue 4.374.000 unidades de cloroquina aos Estados brasileiros, de acordo com números da pasta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Covid-19
Sobre Covid-19
Tudo sobre o novo coronavírus
Salvador - BA
Atualizado às 09h44 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 27°

24° Sensação
20 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva
Sábado (08/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva