O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), afirmou nesta sexta-feira (17) que o resultado do trabalho conjunto com o governo do estado lhe garante afirmar que o sistema de saúde em Salvador não irá entrar em colapso. Durante entrega da segunda tenda do do Hospital de Campanha no Wet’n Wild, o prefeito afirmou que após a reabertura do comércio o impacto na curva e nas taxas serão avaliados.
“Se crescer rápido demais e voltar a 80% de ocupação das UTI’s, a fase automaticamente terá que ser repensada. E nada afasta a possibilidade de ter que fechar tudo de novo. Eu acho que não vai acontecer porque prefeitura e governo do estado ao examinarem os critérios foram muito cautelosos”, explicou o prefeito.
Ele afirmou que o processo de criação do protocolo foi cauteloso, mas cada cidadão tem o seu papel.
“Quando decidimos 75% por pelo menos 5 dias, tendo em vista que já há mais de 40 dias a taxa está estabilizada, a gente pode abrir porque tem uma certa gordura para o primeiro efeito. Em todo lugar é crescer um pouco. Se crescer um pouco, temos gordura pra não ter qe fechar tudo de novo. O que não pode é crescer muito. Mais uma vez o papel de cada pessoa é fundamental”, disse Neto.
“Nós estamos com margem de segurança boa, linha técnica segura, o que me permite dizer que não há hipótese, ocorra o que ocorrer, não haverá colapso no sistema de saúde em Salvador. Prefeitura e governo não vão permitir que isso aconteça”, finalizou o prefeito.
Mín. 23° Máx. 32°
Mín. 23° Máx. 31°
Sol e ChuvaMín. 24° Máx. 29°
Sol e Chuva