Quinta, 24 de Setembro de 2020 17:17
(71) 98269-0816
Educação Educação

IYF Brasil promoveu seminário de educação emocional para educadores e líderes da educação da Bahia

-

23/08/2020 18h43
Por: Bruno Cordeiro
IYF Brasil promoveu seminário de educação emocional para educadores e líderes da educação da Bahia

Entre os dias 13 a 15 de agosto, com o tema “Sinergia entre a Mente e o Coração”, a International Youth Fellowship realizou o “Primeiro Seminário de Educação Emocional” para docentes e líderes da educação do estado da Bahia. Devido à pandemia, realizou-se de forma remota por videoconferência através da plataforma “ZOOM”.

O seminário foi organizado devido à grande participação de representantes da educação do estado da Bahia que conheceram as palestras de educação emocional da IYF no evento “IYF World Camp Online 2020” e acreditaram que esta poderia ajudar os jovens e alunos do seu estado. 

O seminário contou com a presença de 120 participantes e o palestrante principal foi o pastor José Kim, doutor em Teologia e representante da IYF no Brasil. O Seminário de Educação Emocional abordou os temas: “A Cosmovisão, A importância da Escuta e o Isolamento”.

Três etapas em três dias 

O tema apresentado do primeiro dia da palestra foi sobre a nossa cosmovisão, explicando o quanto tudo o que vemos e sentimos pode não ser verdadeiro, por isso, é importante não confiarmos somente no nosso ponto de vista e no que pensamos em um primeiro momento ou mediante alguma situação, disse o palestrante. Segundo ele, nem tudo aquilo que vejo de uma maneira correta, está de fato exato.

Durante o seminário de educação emocional foram apresentados  alguns exemplos, como o vídeo de um mendigo cego que não comovia as pessoas com o seu pedido por esmolas, mas recebendo ajuda de uma mulher que passava, ela escreveu numa placa o mesmo pedido de socorro, porém com outras palavras, que tocava o coração das pessoas: “Hoje é um lindo dia! Mas, eu não posso vê-lo.” mostrando, assim,  o poder das palavras. Em seguida, foram citados vários exemplos mostrando que a nossa visão muda de acordo com a situação.

Na segunda etapa, o tema abordado foi: “Os que ouvirem, viverão”, falando da importância de escutar: “A melhor escuta é chamada: Escuta Empática, que compreende com o coração”, enfatizou. O Pastor José Kim concluiu falando do principal motivo que impede o ser humano de escutar e compreender com o coração, que é quando a pessoa se considera correta.                          

Na terceira e última etapa do “Seminário de Educação Emocional”, foi apresentado sobre “O Isolamento” e como uma ferida no coração pode levar ao suicídio.

Na oportunidade, foram citados dois exemplos: os anticorpos, como fator decisivo para que se tenha um coração forte ou fraco, e citou James Harrison, o lendário “homem do braço de ouro”, conhecido por ter dedicado sua vida para salvar bebês doando o seu próprio sangue.

O Pastor José Kim falou que: “muitas pessoas estão adoecendo emocionalmente. Assim como o corpo adoece, o coração também adoece, e um coração ferido é um coração isolado, que não se comunica com ninguém, que procura razões exteriores e culpa as pessoas. Essas são as características de um coração fraco”. 

O Dr. Kim se despediu do evento com as seguintes palavras: “A International Youth Fellowship teve a ideia de montar estes estudos de Educação Emocional, porque acredita que a Educação Emocional transforma a mente. E uma mente transformada, transforma a vida. E uma vida transformada, transforma um país”. 

O Professor Antônio Pimenta, diretor da Escola Estadual Dário Ribeiro, que já tinha o desejo de trabalhar com a educação emocional na Bahia, proferiu as seguintes palavras: “Acredito que o mundo das emoções é infinitamente profundo, ao contrário do que hoje vemos. No caso da Educação, precisa haver um processo cirúrgico em seu currículo, principalmente no campo das emoções, ou seja, é necessário que as funções cognitivas e não cognitivas caminhem juntas. A educação emocional trabalha o fundamento do pensamento essencial do ser humano e define a sua localização no processo de criação do mundo. A Educação Emocional busca o caminho da sabedoria e não apenas o caminho da inteligência. No caso da Educação Emocional voltada para a juventude, ela possibilita aos jovens ativarem seus sonhos e suas mentes, revelando suas limitações e debilidades, possibilitando também aos mesmos, acreditarem num futuro mais feliz e seguro, pois as suas vidas agora estão guardadas na esperança. Este é o motivo da necessidade da implantação da Educação Emocional nos currículos escolares, em face do alto índice de criminalidade que as escolas apresentam”, encerrou o professor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 17h16 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

25° Sensação
13 km/h Vento
79% Umidade do ar
60% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva
Sábado (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva