Religião

Yemanjá recebe homenagens na Costa de Camaçari

Durante o cortejo, as baianas carregavam as oferendas e balaios para presentear a orixá

02/02/2020 20h44
Por: Bruno Cordeiro
Fonte: Ascom
Fotos: Ascom / PMC
Fotos: Ascom / PMC

Na madrugada deste domingo (2/2), milhares de pessoas se reuniram em Arembepe, Costa de Camaçari, em uma corrente de fé e devoção para homenagear Yemanjá, a rainha das ondas, ainda antes do nascer do sol. O tradicional festejo, que é celebrado todos os anos no dia 2 de fevereiro, teve início no largo das peixarias, passando pela Praça das Amendoeiras, seguindo em direção à Igreja São Francisco de Assis.

Durante o cortejo, as baianas carregavam as oferendas e balaios para presentear a orixá. Flores brancas, amarelas e vermelhas, perfumes, sabonetes sem embalagem, joias em fibra e alfazema foram entregues ao mar de maneira calorosa.

“Ela é tudo para mim! Eu tenho prazer de botar uma saia, colocar uma roupa e entrar no mar. É muita alegria e felicidade”, expressou fervorosa Dona Odete Santos, 80 anos, que veio do Rio de Janeiro para saudar Iemanjá pela primeira vez em Arembepe.

Para a moradora da localidade, Cláudia Santana, o sentimento não é diferente. “É uma festa onde todo mundo participa, eu gosto muito da Yemanjá. Ela representa muitas coisas. O que mais me encanta é a energia e as histórias”, comentou.

A festa ainda contou com alvorada de fogos de artifício, apresentações de grupos percussivos e o gingado da capoeira atraindo os nativos e turistas. Após a procissão, no palco montado próximo a praia, o público apreciou o show musical da Charanga Feminina, de Nívia Marfuany e Filhos de Oyó.

O prefeito Elinaldo Araújo também aproveitou a oportunidade para apreciar a festa religiosa na localidade. “É uma grande festa cultural. Estou presente todos os anos prestigiando e é essencial que possamos incentivar e continuar mantendo essa cultura popular tão rica. Hoje, é um momento de felicidade e oportuno para fazermos uma reflexão acerca das nossas atitudes, rever os amigos e abraça-los”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

Outras Celebrações – Reverenciada com amor e alegria, Yemanjá também recebe homenagens em Jauá e Itacimirim com a alvorada, procissão marítima e entrega dos presentes à rainha do mar.

  • Yemanjá recebe homenagens na Costa de Camaçari
  • Yemanjá recebe homenagens na Costa de Camaçari
  • Yemanjá recebe homenagens na Costa de Camaçari
  • Yemanjá recebe homenagens na Costa de Camaçari
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
CamaçariCamaçari - BA Em 28 de setembro de 1758 vem a emancipação com a expulsão dos jesuítas e o decreto assinado por Marquês de Pombal, mudando o nome do povoado para Vila de Nova Abrantes do Espírito Santo. Pouco depois, passou a se chamar Vila de Abrantes. O município era bem pequeno e contava apenas com 544 casas e 1200 habitantes. As terras pertenciam ao desembargador Tomaz Garcez Paranhos Montenegro que, graças à sua influência política, conseguiu trazer, em 1860, a estrada de ferro para suas terras.
Salvador - BA
Atualizado às 10h54
30°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 24°
34°

Sensação

19 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas