Covid-19

Estudo mostra que coronavírus sofreu mutação genética no Brasil

Sequenciamento de genoma foi essencial para descoberta

27/03/2020 02h45Atualizado há 3 dias
Por: Bruno Cordeiro
Fonte: VN
Foto: Centers for Disease Control and Prevention (CDC)
Foto: Centers for Disease Control and Prevention (CDC)

Após o sequenciamento do genoma do coronavírus (Covid-19), em pacientes do Brasil e com a confirmação da transmissão comunitária no país, cientistas brasileiros descobriram que o vírus já sofreu mutação genética. As informações são do jornal O Globo.

A pesquisa está sendo feita por cientistas do Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os estudos apontam que há marcas no genoma que indicam a mudança desde que chegou ao Brasil. Ana Tereza Vasconcelos, uma das pesquisadoras que participa do projeto, acredita que o coronavírus já está presente no país há um tempo e em quantidade suficiente para que as alterações fossem tão visíveis.

Segundo os cientistas, ainda há vírus entrando no Brasil e vão passar a analisar amostras de Sars-CoV-2 de pacientes em estado grave. A investigação vai se concentrar em identificar se no material genético desses vírus há algum indício que possa apontar para a gravidade da doença. Ainda não existem estudos que comprovem essa teoria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 09h22
29°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 24°
33°

Sensação

15 km/h

Vento

70%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas