Terça, 03 de Agosto de 2021 18:04
(71) 98269-0816
Senado Federal Senado Federal

Chico Rodrigues cobra da Funai assistência aos índios Yanomami

Em pronunciamento nesta terça-feira (15), o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) cobrou do governo federal — e mais especificamente, da Fundação Nacion...

15/06/2021 15h15
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Reprodução Tv Senado
Reprodução Tv Senado

Em pronunciamento nesta terça-feira (15), o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) cobrou do governo federal — e mais especificamente, da Fundação Nacional do Índio (Funai) — ações de fiscalização, acompanhamento e controle para garantir condições de fixação dos índios Yanomami no território que pertence a eles.

Em Roraima vivem aproximadamente 80% dos Yanomami, segundo Chico Rodrigues. E por causa da falta de atenção e assistência do poder público, notadamente nas áreas de saúde, educação e transporte, muitos integrantes dessa etnia têm abandonado suas terras para "perambular", sem esperança e entregues à própria sorte, pelas ruas da capital, Boa Vista, e de outros municípios do estado, acrescentou o senador.

Chico Rodrigues lembrou que, pela lei, é atribuição da União a tutela dos povos indígenas. Por isso, não cabe responsabilizar o governo de Roraima por essa situação.

— Nós sabemos, na verdade, que essa assistência é extremamente precária. Fala-se na presença de garimpeiros nas suas terras, na questão de logística para atender a essas aldeias. Mas nada disso se justifica, porque, agora mesmo, na nossa capital você vai ver alguns desses indígenas, no centro da capital, na periferia da capital, nas estradas entre Boa Vista, Mucajaí, Caracaraí, Alto Alegre — afirmou, acrescentando que os indígenas buscam a cidade "por falta de assistência do órgão que deveria cuidar deles, que é a Funai".

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 17h53 - Fonte: Climatempo
24°
Nuvens esparsas

Mín. 20° Máx. 28°

24° Sensação
17 km/h Vento
69% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva