Quinta, 21 de Outubro de 2021
Política Notícias

ACM Neto procura Alckmin e cita possível fusão com PSL para atrair tucano ao DEM, diz jornal

Segundo aliados, após receber ligação do ex-prefeito de Salvador, o ex-governador de SP ficou animado com a proposta

11/09/2021 às 12h14
Por: Redação Fonte: Metro1
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Democratas
Foto: Divulgação/Democratas

O ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, ligou na semana passada para o ex-governador Geraldo Alckmin e o pediu que espere o resultado de uma possível fusão do seu partido com o PSL antes de decidir sua futura filiação. De saída do PSDB, Alckmin trabalha para ser candidato novamente ao Palácio dos Bandeirantes no ano que vem e vinha negociando a entrada no PSD de Gilberto Kassab. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo a publicação, depois de ensaiar uma aproximação com o MDB, o PSL reavaliou sua estratégia e avançou nas tratativas para fse unir ao DEM com o propósito de criar um “super partido” para disputar as eleições de 2022. Liderado pelo deputado Luciano Bivar (PE), o PSL deixou de ser nanico e alcançou a segunda maior bancada da Câmara em 2018 (52 deputados federais) na esteira da eleição do presidente Jair Bolsonaro em 2018 – Bivar depois rompeu com o chefe do Executivo.

Conforme noticiou o Estadão, já em outubro de 2019 a cúpula do DEM articulava com o grupo político ligado a Bivar uma possível fusão entre os dois partidos.

Segundo aliados, após a conversa com ACM Neto, Alckmin ficou animado com a proposta, mas quer antes o aval de Kassab. “A criação desse novo partido deve ser considerada uma opção, mas isso não significa que vamos nos distanciar do PSD e do PSB”, disse o ex-deputado Floriano Pesaro, um dos coordenadores políticos do ex-governador. Essa operação, porém, exigiria um expurgo da ala que hoje comanda o DEM paulista e é ligada ao governador João Doria (PSDB), que vai apoiar seu vice, Rodrigo Garcia (PSDB), para o governo. 

Ainda conforme o jornal paulista, na avaliação reservada de integrantes do DEM e do PSL, a junção beneficiaria a ambos: o PSL tem dinheiro e tempo de TV, mas não conta com quadros fortes para eleger uma bancada do mesmo tamanho no ano que vem, enquanto o DEM tem puxadores de voto e uma estrutura forte nos Estados, mas poucos recursos em caixa. A fusão ainda enfrenta resistências no DEM. Procurado, ACM Neto não quis se manifestar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Salvador - BA
Sobre o município Salvador, a capital do estado da Bahia no nordeste do Brasil, é conhecida pela arquitetura colonial portuguesa, pela cultura afrobrasileira e pelo litoral tropical. O bairro do Pelourinho é seu coração histórico, com vielas de paralelepípedo terminando em praças grandes, prédios coloridos e igrejas barrocas, como São Francisco, com trabalhos em madeira revestidos com ouro.
Bastidores da Política
Bastidores da Política
Sobre Tudo sobre política.
Salvador - BA Atualizado às 12h15 - Fonte: ClimaTempo
26°
Trovoada e chuva

Mín. 24° Máx. 29°

Sex 26°C 24°C
Sáb 27°C 24°C
Dom 30°C 22°C
Seg 30°C 24°C
Ter 29°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes