Quinta, 21 de Outubro de 2021
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto institui política de atenção integral a vítimas da Covid e seus familiares

Texto prevê proteção especial para as crianças e os adolescentes órfãos da pandemia

14/09/2021 às 11h45
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Padilha:
Padilha: "Buscamos construir uma atenção integral a todas as vítimas da pandemia - (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 1820/21 institui uma política de atenção integral às vítimas e aos familiares de vítimas da pandemia de Covid-19. O objetivo é assegurar a plena recuperação de pacientes que tenham ficado com sequelas físicas e amenizar os impactos sociais da pandemia.

A proposta é do deputado Alexandre Padilha (PT-SP) e tramita na Câmara dos Deputados.

“Buscamos construir uma atenção integral a todas as vítimas da pandemia, sejam brasileiros infectados que possuem sequelas biopsicossociais ou seus familiares e grupos de apoio e também os familiares e órfãos da pandemia, que tiveram suas relações ceifadas por esta tragédia”, defende Padilha.

Conforme o texto, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios deverão elaborar política pública específica com foco na atenção integral às vítimas da Covid e seus núcleos familiares e sociais, com enfoque na saúde, na educação e na proteção social e econômica.

Tais políticas deverão, entre outros objetivos, assegurar a atenção integral à saúde das vítimas da Covid; reduzir as desigualdades sociais acentuadas pela pandemia; e diminuir os prejuízos educacionais de decorrente das medidas de isolamento social.

Assim, são previstas ações de atenção à saúde mental das vítimas da Covid, de oferta de educação infantil adaptada ao ingresso escolar pós-pandemia e de reabilitação profissional, por exemplo.

Crianças e adolescentes
A proposição prevê ainda proteção especial para as crianças e os adolescentes órfãos da pandemia. As ações para este público deverão assegurar o acompanhamento psicossocial e de saúde adequado, além de medidas de proteção social e de fortalecimento de vínculos e do desenvolvimento como pessoa.

Além disso, a União deverá incentivar serviços de acolhimento em famílias como política pública para crianças órfãs da Covid-19 que não estejam no cadastro de adoção.

Tramitação
O texto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 12h15 - Fonte: ClimaTempo
26°
Trovoada e chuva

Mín. 24° Máx. 29°

Sex 26°C 24°C
Sáb 27°C 24°C
Dom 30°C 22°C
Seg 30°C 24°C
Ter 29°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes