Sexta, 21 de Janeiro de 2022
Senado Federal Senado Federal

Dia Mundial do Coração é celebrado com iluminação vermelha do Congresso

O Congresso Nacional está iluminado de vermelho nesta quarta-feira (29) para lembrar o Dia Mundial do Coração. A data foi criada pela Federação Mun...

29/09/2021 às 21h35
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

O Congresso Nacional está iluminado de vermelho nesta quarta-feira (29) para lembrar o Dia Mundial do Coração. A data foi criada pela Federação Mundial do Coração para conscientizar a população sobre a importância de se manter um estilo de vida que favoreça a prevenção às doenças cardíacas. A iniciativa é da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO).

O tema adotado pela federação este ano é “Use o coração para conectar”. A ideia é utilizar as plataformas digitais para criar conexões visando a troca e o acesso a informações que possibilitem à comunidade global maior chance de uma vida saudável para o coração.

Prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem infarto agudo do miocárdio no Brasil, ocorrendo óbito em 30% dos casos. No contexto mundial, as doenças cardiovasculares são a causa número um de mortes no planeta. Com a chegada da covid-19, a ameaça é dupla, seja por causa do aumento do risco do desenvolvimento da forma grave da doença, seja pelo medo de buscar cuidados contínuos para o coração durante a pandemia.

Abandonar o sedentarismo, o consumo excessivo de álcool e o tabagismo, além de praticar atividade física  conforme orientação médica e ter uma alimentação saudável são algumas das recomendações do Ministério da Saúde, que também adverte: a melhor prevenção é ir ao cardiologista e seguir suas orientações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 11h02 - Fonte: ClimaTempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 31°

Sáb 31°C 25°C
Dom 30°C 24°C
Seg 30°C 24°C
Ter 29°C 24°C
Qua 29°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes