Domingo, 23 de Janeiro de 2022
Senado Federal Senado Federal

Girão acusa CPI da Pandemia de ignorar desvios de verbas federais durante a pandemia

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (29), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou que a CPI da Pandemia está chegando ao fim sem atender a u...

29/09/2021 às 23h50
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (29), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou que a CPI da Pandemia está chegando ao fim sem atender a um dos requerimentos que deram origem a ela. Para ele, faltou investigar as irregularidades que teriam ocorrido em estados e municípios por suposto desvio de verbas federais durante a pandemia do coronavírus.

O senador falou sobre a importância do que foi apurado até este momento na Comissão de Inquérito, mas ressaltou que a CPI da Pandemia ignorou os “bilhões de reais” recebidos pelos estados e municípios. Para ele, “existe uma blindagem explícita de poderosos dentro da CPI”.

— Não porque nós não queremos, mas porque não deixaram a gente fazer a apuração desses bilhões de reais de verbas federais enviadas para Estados e Municípios. Foram realizadas mais de 130 operações pela Polícia Federal, uma das entidades mais acreditadas do nosso País e pela própria CGU [Controladoria-Geral da União], que confirmaram gravíssimas irregularidades, exatamente nesses entes federados no combate à pandemia  — disse Girão.

O parlamentar destacou que considera como “símbolo nacional de corrupção” na pandemia a compra fraudulenta de respiradores em todo país. O senador citou a aquisição de respiradores pelo Consórcio Nordeste, por casa de massagem, loja de vinho e loja de brinquedo.

— Esses casos escandalosos podem ser apenas a ponta do iceberg, neste País fantástico, onde, infelizmente, os valores da corrupção, ainda, nós temos todas essas notícias que a gente não pode apurar nessa CPI — declarou.

 O Parlamentar ainda disse que está coletando assinaturas para criar uma Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) para que se a busque a imparcialidade, a verdade sobre esses desvios, desperdícios, corrupção, que não ocorreu na CPI da Pandemia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 18h31 - Fonte: ClimaTempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 29°

Seg 28°C 24°C
Ter 29°C 24°C
Qua 29°C 23°C
Qui 29°C 23°C
Sex 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes