Sexta, 15 de Outubro de 2021
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão vai discutir fala do ministro da Educação contra educação inclusiva

Fred Loureiro/Governo do Espírito Santo Ministro fez ressalva para alguns alunos com síndome de Down A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoa...

08/10/2021 às 18h20
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Ministro fez ressalva para alguns alunos com síndome de Down - (Foto: Fred Loureiro/Governo do Espírito Santo)
Ministro fez ressalva para alguns alunos com síndome de Down - (Foto: Fred Loureiro/Governo do Espírito Santo)

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na sexta-feira (15) para discutir "o impacto das falas discriminatórias do ministro da Educação".

O debate será realizado no plenário 14, às 14 horas, e poderá ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo e-Democracia.

As deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Maria do Rosário (PT-RS), que propuseram a realização da audiência, lembram que, em entrevista ao programa "Sem Censura" da TV Brasil, realizada em agosto passado, o ministro Milton Ribeiro declarou que "a criança com deficiência é colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia, ela ‘atrapalhava’ – entre aspas, essa palavra eu falo com muito cuidado – ela atrapalhava o aprendizado dos outros, porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”, citaram as deputadas. O ministro também declarou que a "universidade deveria, na verdade, ser para poucos".

Depois, em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Rádio Jovem Pan, Ribeiro afirmou:  "O que nós queremos? Nós não queremos o inclusivismo. Criticam essa minha terminologia, mas é essa mesmo que eu continuo a usar. É claro que existe uma deficiência como a Síndrome de Down, que existem alguns graus, que a criança colocada ali no meio, socializa. Mas 12% não têm condições de conviver ali [na sala de aula]."

"As palavras de um ministro de Estado não são meras opiniões sem efeito, sem repercussão social concreta na vida da população. Quando proferidas, ganham o peso e relevância de sua autoridade. Proferidas publicamente em veículo de imprensa, em emissora pública, para toda a população brasileira ouvir, têm projeção nacional", observam as deputadas.

Debatedores
Confirmou presença na audiência a orientadora educacional e doutora em Educação Andreia Colares. Veja a lista de convidados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 20h26 - Fonte: ClimaTempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

Sáb 30°C 23°C
Dom 29°C 24°C
Seg 30°C 23°C
Ter 30°C 23°C
Qua 30°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes