Quinta, 26 de Maio de 2022
Cidades Nota

Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Camaçari

25/04/2019 às 11h46
Por: Redação Fonte: Ascom
Compartilhe:
%BANNER%A Prefeitura de Camaçari reafirma sua autonomia constitucional de realizar licenciamentos ambientais e promover o ordenamento do uso do solo urbano dentro dos limites do município. Em razão da iniciativa do promotor Everardo Yunes patrocinar uma ação civil pública devido à licença ambiental simplificada concedida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para implantação do Condomínio Luar de Arembepe, esclarece que:

1 - O licenciamento do empreendimento contou com a interveniência e anuência do próprio Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Urbanismo e Meio Ambiente que celebrou, na fase do licenciamento, um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC com a Prefeitura e o proprietário do terreno, a fim de garantir a proteção dos aspectos ambientais.

2 - O empreendimento foi licenciado dentro dos limites do loteamento vilarejo que foi aprovado e registrado desde 1985, anterior a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Capivara no ano 2001. A APA do Rio Capivara prevê a possibilidade de usos em loteamentos anteriores a sua criação e a lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Camaçari (lei nº 866/2008) estabeleceu a área como uma Zona de Ocupação Consolidada (ZOCON 5).

3 – Em relação à tese do promotor, segundo a qual o Município de Camaçari "não atende aos requisitos legais para expedir licenças ambientais e, portanto, não tem competência para isso", a Prefeitura esclarece que o município de Camaçari está habilitado desde 2010 a promover o licenciamento ambiental, conforme competência outorgada pelo ente Estadual.

4 -  Se fosse seguido o raciocínio do representante do Ministério Público, todos os licenciamentos ambientais expedidos em quase uma década em Camaçari estariam irregulares, criando um ambiente de insegurança jurídica e técnica sem precedentes, inclusive para empreendimentos futuros.

5 - O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Genival Seixas, afirma sua total segurança nos atos praticados pela pasta e confia que a Justiça confirmará a legalidade de todo processo de licenciamento questionado.

%BANNER%
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 01h13 - Fonte: ClimaTempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 28°

Sex 29°C 23°C
Sáb 28°C 22°C
Dom 29°C 21°C
Seg 28°C 22°C
Ter 28°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete