Domingo, 23 de Janeiro de 2022
Geral Bahia

Três montadoras manifestam interesse em fornecer veículos elétricos para o Estado testar

As empresas também confirmaram o intuito de fornecer carregadores elétricos para fazer a recarga dos veículos, durante o período de testes.

17/12/2021 às 16h20
Por: Redação Fonte: Secom Bahia - (Luana Marinho)
Compartilhe:

Três montadoras de automóveis manifestaram interesse em ceder veículos elétricos para serem testados pelo Estado da Bahia. As empresas confirmaram interesse na tarde desta quinta-feira (16), durante Audiência Pública para apresentação o projeto piloto, concebido pela Secretaria da Administração (Saeb) para avaliar os carros elétricos em atividades cotidianas do serviço público. Os automóveis serão utilizados pela Polícia Militar, Polícia Civil e Saeb.

Representantes das fabricantes ofereceram um total cinco carros para serem testados na frota do estado. A montadora Caoa confirmou interesse em ceder dois veículos elétricos para testes. A Nissan do Brasil disponibilizou outros dois automóveis para serem testados e a fabricante Build Your Dreams (BYD) ofertou um quinto carro. As empresas também confirmaram o intuito de fornecer carregadores elétricos para fazer a recarga dos veículos, durante o período de testes.

O projeto piloto prevê a cessão dos veículos elétricos pela iniciativa privada, sem ônus para o Estado, em contrato de comodato. “A Audiência Pública foi muito exitosa porque conseguimos atingir o número de veículos elétricos planejado, comentou Andressa Schettini, que está à frente da Coordenação de Serviços Compartilhados, unidade da Saeb responsável pelo projeto piloto.

Dentre os cinco veículos, dois serão utilizados pela Polícia Militar, outros dois pela Polícia Civil e o quinto pela Secretaria da Administração. Os automóveis serão colocados em uso, nas condições inerentes ao exercício de atividades administrativas e policiais, para verificação de desempenho e adequação aos serviços prestados pela Polícia Militar, Polícia Civil e Saeb.

Os veículos serão testados durante um período de 90 dias, utilizados em atividades corriqueiras da administração pública. Caso os testes demonstrem a viabilidade dos automóveis às atividades que serão submetidos, o Governo terá a alternativa de diversificar sua frota, incluindo carros movidos por outro tipo de matriz energética. A diversificação pode mitigar eventuais crises de abastecimento, gerar vantagem econômica para o Estado e ainda trazer benefícios ambientais.

Os carros elétricos não emitem gases de efeito estufa (GEE), como os veículos movidos a combustíveis fósseis (gasolina e diesel). Nesse sentido, o uso de automóveis movidos a energia elétrica coaduna com o objetivo de reduzir o aquecimento global, uma das diretrizes contidas no acordo de Paris, do qual o Brasil é signatário.

Fonte: Ascom/Saeb

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 18h52 - Fonte: ClimaTempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 29°

Seg 28°C 24°C
Ter 29°C 24°C
Qua 29°C 23°C
Qui 29°C 23°C
Sex 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes