No ano de 2020 o município recebeu o Selo Unicef 2017-2020, como reconhecimento internacional dos avanços e melhorias das condições de vida de crianças e adolescentes no município. Para este ano de 2022, o grupo condutor da Rede Cegonha, formado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já iniciou as ações rumo ao Selo Unicef 2021-2024 com a 1ª reunião ampliada de saúde.
A premiação com o selo de 2017-2021 foi resultado de um esforço conjunto de toda rede municipal, envolvendo as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, e o objetivo é alcançar, mais uma vez, a certificação da nova edição. “O selo é algo de grande importância para nossa gestão e vamos desenvolver esse trabalho com muito carinho com a ajuda de todos os setores. O nosso objetivo é unir forças por cuidado e desenvolvimento integral das nossas crianças e adolescentes”, afirmou a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira.
Em reunião, na semana passada, com o grupo condutor e representantes de outros serviços da rede municipal de saúde, foram apresentados os resultados sistêmicos que o selo propõe aos municípios para ser discutido o conjunto estratégias. “Todos os resultados sistêmicos têm produtos para serem apresentados, ações para serem executadas tudo isso exige um trabalho integrado e articulado de todos os setores e, por isso, já estamos no planejamento de como alcançar todas as metas”, explicou Gislany Fontes, mobilizadora do Selo na Secretaria Municipal de Saúde.
A articuladora municipal do Selo Unicef, Polímnia Cassimiro, afirmou que o município que adere ao selo Unicef é monitorado através de números e Vitória da Conquista realizou ações atendendo a indicadores do selo da edição anterior. “Precisamos melhorar ainda mais esses indicadores para que a gente alcance o selo da edição 2021-2024. É uma oportunidade de estarmos pensando nos nossos indicadores no que diz respeito à proteção integral da criança e do adolescente e nós estamos aqui para conseguirmos o nosso próximo selo”, finalizou.
Mín. 22° Máx. 32°