Na manhã desta terça-feira (10/5), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), realizou o primeiro dia da Operação Calçadas e Ciclovias Limpas, dentro da programação do Maio Amarelo. A atividade orientou pedestres, ciclistas e condutores, objetivando garantir mobilidade segura a todos que fazem parte do trânsito no município e, como consequência, reduzir o número de acidentes.
A ação mobilizou um efetivo de seis viaturas, com cerca de 13 agentes. Pela manhã, o trabalho foi iniciado na sede pela rua Francisco Drummond, seguindo para a Avenida 28 de Setembro e finalizando na Doutor Manoel Mercês (antiga Radial B). À tarde é a vez da costa receber o mesmo efetivo, na avenida Tiradentes, em Vila de Abrantes.
O coronel Alfredo Castro, diretor-superintendente do órgão, monitorou de perto a operação informativa. “Estamos com essas ações voltadas, nesse momento, para a educação, para dizer para a nossa população que as vias sejam utilizadas de maneira segura, tanto as ciclovias, quanto as ciclofaixas, e até mesmo a calçada que é utilizada pelos pedestres”, observou.
Ciclistas e pedestres que circulavam por essas vias na manhã desta terça-feira foram abordados pela equipe de trânsito supervisionada por Jailton Sales. A pedestre Cláudia Oliveira, interpelada pelo agente por andar na ciclovia, reconheceu a necessidade da ação. “Acho muito importante essa orientação, apesar de eu ter dado esse pequeno vacilo agora. É bom pra gente. Estamos precisando mesmo”, admitiu.
O ciclista Josué Loroza deu seu depoimento durante a operação. “Acho que todo mundo tem seu direito e precisamos respeitar o direito de cada um”, declarou, parabenizando a STT pela ação educativa.
Em 2022, o movimento internacional Maio Amarelo traz como tema “Juntos Salvamos Vidas”. Ao longo de todo o mês, a STT promoverá diversas ações, a exemplo da Operação Calçadas e Ciclovias Limpas que volta em nova edição no dia 17/5.
Mín. 23° Máx. 30°