Segunda, 23 de Maio de 2022
Senado Federal Senado Federal

Para Vanderlan, STF fez justiça ao absolver médico criador de técnica cirúrgica

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) cumprimentou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pela decisão que inocentou o médico goiano, Ãureo ...

11/05/2022 às 19h05
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) destacou que o procedimento realizado pelo médico ganhou ampla divulgação em veículos de comunicação no Brasil e no exterior - Waldemir Barreto/Agência Senado
O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) destacou que o procedimento realizado pelo médico ganhou ampla divulgação em veículos de comunicação no Brasil e no exterior - Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) cumprimentou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pela decisão que inocentou o médico goiano, Ãureo Ludovico de Paula, acusado de realizar cirurgias experimentais em seus pacientes. Em seu pronunciamento nesta quarta-feira (11), o senador disse que a Suprema Corte fez justiça ao reconhecer o trabalho desenvolvido pelo dr. Áureo, criador da técnica cirúrgica no tratamento do diabetes tipo 2.

— A vitória foi justa e muito grande. O que me assusta, porém, é a forma como essa situação foi conduzida no Brasil. Se uma descoberta desse nível tivesse ocorrido em qualquer lugar dos Estados Unidos, da Europa, da Austrália, da Ásia ou do Japão, o dr. Áureo Ludovico teria, no mínimo, ganho o Prêmio Nobel de Medicina. Mas não! Aqui no Brasil ele foi processado por ajudar a salvar milhares de vidas, uma realidade inaceitável, que nos deve servir para refletir no caso de situações futuras — declarou.

O senador destacou que o procedimento realizado pelo médico ganhou ampla divulgação em veículos de comunicação no Brasil e no exterior, e muitos dos pacientes por ele tratados confirmaram os benefícios dessa cirurgia. Entretanto, desde 2010, vinha se defendendo na ação civil pública impetrada contra ele. O caso se transformou numa incansável disputa nos tribunais brasileiros para defender sua técnica.

— Ao analisar o caso, o STF se baseou em exames técnicos que declararam a não experimentalidade do procedimento e concluiu ser o método seguro e eficiente — afirmou. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 11h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 28°

Ter 30°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Qui 28°C 24°C
Sex 29°C 23°C
Sáb 27°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete