Sexta, 15 de Outubro de 2021
Cidades Caminhada

Caminhada pelos Direitos das Pessoas com Deficiência reúne centenas de apoiadores

29/08/2019 às 08h22
Por: Redação Fonte: Visão Diária
Compartilhe:
Fotos: Tiago Pacheco
Fotos: Tiago Pacheco
Transmitindo a mensagem de valorizar, integrar e sensibilizar a sociedade acerca da inclusão social e de discussão sobre os direitos das pessoas portadoras de deficiência, centenas de pessoas se reuniram na manhã desta quarta-feira (28/8), para realizar a I Caminhada Municipal pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, em Camaçari. Nem a chuva foi capaz de parar a população e grupos sociais que se mostraram animados ao som da apresentação do cantor camaçariense Bimbinho Simpático.

A caminhada, realizada em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, foi organizada pela Coordenadoria de Proteção Social Básica (CPB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), tendo como ponto de concentração o estacionamento do Centro Administrativo de Camaçari. De lá, os participantes seguiram pela Rua Francisco Drummond até chegar ao destino final na Praça Desembargador Montenegro.

Participaram do movimento diversas comunidades sociais do município, como a Associação Pestalozzi de Camaçari; Associação de Apoio, Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável de Camaçari (Abenção); Associação de Surdos de Camaçari (Ascam); CAIC Especial; Centro de Referência em Inclusão Escolar (Crie); Centro de Apoio a Educação Inclusiva (Caei); Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre); Gerência de Serviço para Pessoas com Deficiência (Gedef); 1ª Infância; Jovem Aprendiz; e Diretoria Pedagógica (Dipe).

"É muito importante fazer parte desta caminhada em prol das pessoas com deficiência e hoje saímos nas ruas alertando a população que uma deficiência não é uma doença. As pessoas são iguais, nós temos que tratar essas pessoas com muito amor e carinho, dar o melhor acolhimento possível. Não só a pessoa que tem deficiência, mas também aos familiares", expressou a primeira-dama Ivana Paula, acompanhada dos munícipes na caminhada.

Entusiasmada, a titular da Sedes, Andréa Montenegro, comentou sobre a idealização do evento, assim como sobre as ações que o órgão vem desenvolvendo para conseguir ampliar e ofertar uma assistência especial para esse público.

"Uma caminhada para dar visibilidade, chamar a população de Camaçari para essa causa tão nobre, dos direitos das pessoas com deficiência. Temos dentro da Gerência das Pessoas com Deficiência, uma pessoa especializada em Libras para que reúna as pessoas que possuem a deficiência da surdez e possa acompanhar os diversos órgãos como uma forma de facilitação junto com as instituições. Nós temos buscado trazer melhorias para as pessoas com deficiência", destacou a gestora Andréa.









Presidente da Associação de Surdos de Camaçari (Ascam), Ester Lima contou que movimentos como esse são de suma importância para o avanço nos debates e realmente dar visibilidade às pessoas com deficiência na cidade, principalmente o reconhecimento da comunidade surda. "É muito bom, pois os surdos podem se reunir e a sociedade pode ver que Camaçari possui um grande número de surdos", destacou.

%BANNER%
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 21h07 - Fonte: ClimaTempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

Sáb 30°C 23°C
Dom 29°C 24°C
Seg 30°C 23°C
Ter 30°C 23°C
Qua 30°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes