Domingo, 17 de Outubro de 2021
Bahia Regional

Regional Costa do Cacau é o primeiro hospital público do interior da Bahia a realizar cirurgia cardíaca

29/08/2019 às 16h46
Por: Redação Fonte: Política Livre
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Atividades como caminhar e subir escadas tornam-se um desafio quando as artérias do coração entopem. Em alguns casos, os médicos optam por uma cirurgia para solucionar a questão. Foi o que ocorreu, pela primeira vez, no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, unidade que atende 100% pelo SUS. Um paciente de 70 anos, morador do município de Guaratinga, foi submetido, no último dia 27, a um procedimento com sucesso de revascularização do miocárdio, popularmente conhecido como ponte de safena.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ressalta o compromisso em ampliar e descentralizar os serviços de alta complexidade para o interior. “Em Ilhéus, o Hospital Regional Costa do Cacau já realiza mais de 180 cirurgias ortopédicas, procedimentos neurocirúrgicos e implantes de marcapasso e desfibrilador cardíaco. Agora, entra para o rol de procedimentos a revascularização do miocárdio e as trocas valvares”, comemora o secretário, frisando ainda que estes procedimentos serão realizados em breve em Irecê, Barreiras, Vitória da Conquista, dentre outras localidades. De acordo com o cardiologista e diretor assistencial do HRCC, Almir Gonçalves, “a partir de setembro estão previstas dez cirurgias por mês, mas a capacidade instalada é de até 20 procedimentos mensais”.
%BANNER%
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 01h19 - Fonte: ClimaTempo
26°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 29°

Seg 30°C 23°C
Ter 30°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Qui 26°C 24°C
Sex 28°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes