Domingo, 17 de Outubro de 2021
Saúde Como

Como as crises de asma podem levar à morte

As crises de asma, por vezes, podem levar até mesmo a internações. Só na rede pública (SUS) são internadas anualmente 350 mil pessoas.

29/08/2019 às 17h35
Por: Redação Fonte: http://www.thermomatic.com.br
Compartilhe:
Como as crises de asma podem levar à morte

Se havia alguma dúvida sobre os perigos da asma, ela agora não deve existir mais. A asma é a inflamação dos tubos que levam o ar para os pulmões e quando eles são bloqueados, a pessoa sente dificuldade para respirar. Asmáticos normalmente fazem uso de medicamentos e acompanhamento médico.

Essa doença respiratória deve ser levada a sério, bem como seu tratamento e acompanhamento médico, pois em casos extremos ela pode levar a morte. E foi justamente o que aconteceu com Fernanda Young, escritora e roteirista reconhecida pela participação no programa Saia Justa da GNT.

Os números mostram os perigos de letalidade dessa doença respiratória. Anualmente, somente no Brasil, cerca de 2.000 pessoas perdem a vida em decorrência da asma. Inadvertidamente, algumas pessoas abandonam o tratamento e acompanhamento médico. Isso jamais deve ser feito, assim como não deve ser abandonado o uso de medicamentos sem uma supervisão médica.

Geralmente, as pessoas com asma apresentam maior dificuldade quando colocam o ar para fora (expiram), mas o ato de inspirar também acaba se tornando mais difícil.

Algumas características são próprias de um quadro de asma, como chiado no peito, ou mesmo aquela sensação de aperto, dificuldade para respirar (falta de ar) e excesso de catarro (muco), dentre outras. Pessoas com asma também podem apresentar dificuldades em desempenhar atividades físicas. Esse conjunto de sintomas pode significar que a pessoa tem asma, mas nada substitui o diagnóstico médico, que neste caso é fundamental.

As crises de asma, por vezes, podem levar até mesmo a internações. Só na rede pública (SUS) são internadas anualmente 350 mil pessoas.  Embora já tenha sido muito estudada, ainda não se sabe a origem da asma. Por outro lado, os elementos que a desencadeiam podem ser facilmente elencados.

Alguns deles são:

Ácaros– microrganismos que se alimentam de células mortas de pele humana e animal. Estão presentes em travesseiros, colchões, cobertores, cortinas, tapetes, etc;

Fumaça de cigarro: além de todos os males que faz a saúde, o cigarro, através da fumaça prejudica também o asmático;

Pelos de animais: não só os pelos dos animais, como também as secreções podem desencadear e agravar os casos;

– Gripe: como também afeta a parte respiratória, a gripe pode desencadear os casos de asma;

Poluição: além de todos os prejuízos que pode causar a saúde, a poluição contribui também para as crises de asma.

Diferentemente de outras doenças, a asma não deve ser tratada apenas por ocasião das crises que provoca. O ideal é que seja feito um acompanhamento médico contínuo sobre ela.

De todo o contingente de pessoas que convivem com a doença, estima-se que em 80% dos casos trata-se de asma alérgica e tão somente 20% não se encaixem nesses casos.

O importante, portanto, é manter o ambiente livre dos elementos desencadeantes da doença. Combater o excesso de umidade deve ser uma das principais providências. Assim evita-se a proliferação de fungos, responsáveis pelo surgimento do bolor e do terrível mofo. Evita-se também a proliferação dos ácaros, microrganismos que habitam locais onde há poeira.

O desumidificador de ar é ideal, pois além de equilibrar a umidade do ar, deixando-a entre 50% e 60%, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde – OMS, livrará o ambiente das impurezas, como poeira, ácaros e fungos, dentre outros. O equipamento retém até 90% das partículas em suspensão.

Os Desumidificadores Desidrat da Thermomatic foram desenvolvidos com tecnologia de ponta e certamente representam a garantia de um ambiente muito mais saudável.

Quer saber mais como prevenir a asma? Acesse: https://www.thermomatic.com.br/fique-por-dentro/asma-e-seus-efeitos.html

 

 



Website: http://www.thermomatic.com.br
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 00h18 - Fonte: ClimaTempo
26°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 29°

Seg 30°C 23°C
Ter 30°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Qui 26°C 24°C
Sex 28°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes