Domingo, 17 de Outubro de 2021
Esporte Corredores

Corredores inexperientes podem estar expostos a possíveis lesões

A prática, apesar de muito saudável, preocupa fisioterapeutas e especialistas que sabem dos riscos ao quais corredores inexperientes estão suscetíveis quando começam a se exercitar em praças, ruas ou pistas.

29/08/2019 às 17h48
Por: Redação Fonte: http://smcare.com.br/
Compartilhe:
Corredores inexperientes podem estar expostos a possíveis lesões

As corridas estão se tornando cada vez mais populares entre pessoas que buscam melhorar a qualidade de vida, a saúde, ou chegar ao peso ideal. A prática, apesar de muito saudável, preocupa fisioterapeutas e especialistas que sabem dos riscos ao quais corredores inexperientes estão suscetíveis quando começam a se exercitar em praças, ruas ou pistas.

Assim como todas as outras modalidades de esporte, a corrida exige um período de adaptação, que pode chegar até 4 semanas, para que o corpo se acostume com a nova atividade e consiga se reestabelecer após o desgaste causado pelo esforço. Nesse sentido, é altamente recomendável alternar a corrida com caminhada e, também, ter acompanhamento de fisioterapeuta especializado.

Corrida de forma inadequada para iniciantes

Quem nunca correu deve começar pelas caminhadas de 30 minutos, até quatro vezes na primeira semana. A partir da segunda semana já é possível aumentar a intensidade (velocidade) entre 10% e 15%. É importante desvincular a ideia de que é preciso começar um treino já com corrida. Os limites do corpo devem ser respeitados.

As pessoas que se lesionam, geralmente começam treinando além do que deveriam, seja por excesso de motivação ou falta de acompanhamento, e a corrida é um exercício de alto impacto, muito propenso a lesões por parte de quem ainda está começando.

Principais lesões na corrida:

Entorses de tornozelo

Quem corre na rua precisa ter atenção redobrada, já que nunca se sabe quando surgirão irregularidades pelo trajeto. Os mais experientes sabem que o risco de torção, estiramento ou até mesmo ruptura de ligamentos do tornozelo é real.

Em geral, o melhor tratamento para esse tipo de lesão consiste em repouso, compressas geladas e acompanhamento de fisioterapeuta. Se a dor permanecer intensa, é preciso procurar um médico ortopedista que avalie a lesão.

Tendinite no tendão de Aquiles

O tendão de Aquiles, como uma referência à mitologia grega, vai do calcanhar até a panturrilha. A tendinite nada mais é do que uma inflamação que provoca dor durante a caminhada, podendo levar a uma ruptura parcial (em casos mais graves), demandando a realização de cirurgia. Para tratar essa lesão, o fisioterapeuta deve induzir treinamentos específicos e aplicar gelo.

Canelite

Outra lesão muito comum entre os corredores, principalmente entre os iniciantes, é a canelite. A dor, que se concentra na parte da frente da canela, tende a se intensificar conforme a pessoa insiste em continuar treinando. Como na maioria dos casos, o problema é decorrente de excesso de esforço e falta de alongamento. Fisioterapia associada a gelo e anti-inflamatórios é a melhor forma de tratar o problema. 

Acompanhamento de clínica de fisioterapia em SP para corridas sem lesões

Existem algumas lesões que são muito comuns entre os corredores, podendo trazer dor, desconforto e até mesmo problemas mais sérios, que demandem intervenção cirúrgica. A visita a uma clínica de fisioterapia é o mais indicado para quem quer começar a correr e deseja ter acompanhamento de profissionais especializados no assunto.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia em SP que está apta a prescrever exercícios de forma a diminuir, consideravelmente, o risco de lesões. Navegue pelo site para conhecer mais sobre a clínica e os tratamentos oferecidos.



Website: http://smcare.com.br/
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 01h19 - Fonte: ClimaTempo
26°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 29°

Seg 30°C 23°C
Ter 30°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Qui 26°C 24°C
Sex 28°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes