ESPORTES

Brasil brilha no primeiro dia dos jogos Parapan-americanos de Santiago
Delegação brasileira conquista 31 medalhas, incluindo 11 de ouro, com destaque para natação e halterofilismo


Foto: Alessandra Cabral / COB

A delegação brasileira teve um desempenho impressionante no primeiro dia dos Jogos Parapan-americanos de Santiago, no Chile, neste sábado (18). Até às 16h20 (horário de Brasília), os atletas nacionais já haviam acumulado 31 medalhas, sendo 11 de ouro, dez de prata e dez de bronze, demonstrando a força e o talento do esporte paralímpico brasileiro.

Entre os destaques, a nadadora paulista Alessandra Oliveira, de apenas 15 anos, conquistou a medalha de ouro nos 100m peito da classe SB4 (limitação físico-motora). A jovem atleta, oriunda da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), impressionou ao estabelecer um novo recorde no Parapan com o tempo de 2min10s54. "Sou da Escolinha. Fui ouro e bati o recorde do Parapan. Eu venho aqui agradecer ao CPB e aos professores por terem me ajudado a chegar até aqui", afirmou Alessandra.

 
Além dela, outros dois nadadores brasileiros conquistaram ouro e bateram recordes parapan-americanos: Patrícia Santos, de Minas Gerais, nos 50m peito da classe SB3, e Douglas Matera, do Rio de Janeiro, nos 100m costas da classe S12.

As competições de natação seguirão à noite, com Samuel Oliveira e Gabriel Bandeira, que já quebraram recordes parapan-americanos nas eliminatórias.

No halterofilismo, Mariana D'Andrea e Caroline Fernandes, ambas de São Paulo, dominaram a prova feminina das categorias 73kg e 79kg, conquistando ouro e prata, respectivamente. Mariana D'Andrea ainda estabeleceu um novo recorde das Américas ao levantar 141 kg.

 
No goalball, a seleção brasileira feminina estreou com uma vitória expressiva por 12 a 2 sobre a Argentina, destacando-se a atuação da ala Daniele Longhini, que marcou seis gols. A equipe brasileira busca a classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

A delegação brasileira em Santiago conta com 324 atletas, representando 23 estados e o Distrito Federal, em 17 modalidades. O evento, que reúne aproximadamente 1.900 esportistas de 31 países, continuará até o dia 26 de novembro. O desempenho do Brasil no primeiro dia dos Jogos Parapan-americanos é um testemunho do espírito de luta, habilidade e dedicação dos atletas paralímpicos do país.



Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp

Participe do nosso grupo do Telegram




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



ESPORTES  |   04/12/2023 09h27

Salvador - BA
 




ESPORTES  |   01/12/2023 10h02

Camaçari - BA